A Escola Estadual Dez de Dezembro, localizada em Pedra Preta, está entre as 15 instituições de ensino contempladas no novo edital de chamamento para consulta pública sobre a adoção do modelo de gestão cívico-militar em Mato Grosso. O edital foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (06.06) pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Entre no grupo do Portal Pedra Preta no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
A consulta pública ocorrerá nos dias 26 e 27 de junho, das 7h às 19h, diretamente na unidade escolar e na sede da Diretoria Regional de Educação (DRE) responsável. A votação será secreta e voltada aos pais ou responsáveis legais dos alunos matriculados, além dos estudantes maiores de 16 anos que estejam regularmente matriculados.
Durante a votação, os participantes deverão manifestar sua posição em relação à proposta de conversão da escola para o modelo cívico-militar, escolhendo entre as opções “Aprovo” ou “Não Aprovo”, conforme descrito no edital.
Além de Pedra Preta, outras 14 escolas distribuídas entre a capital e o interior do estado também participam da consulta. São elas:
- Cuiabá: EE Professora Zélia Costa de Almeida, EE Gustavo Kulman e EE Professora Maria Hermínia
- Rondonópolis: EE Major Otávio Pitaluga, EE Marechal Dutra e EE Professora Elizabeth Magalhães
- Alto Taquari: EE Carlos Irigaray Filho
- Lucas do Rio Verde: EE Ângelo Nadin
- Nova Mutum: EE José Aparecido Ribeiro
- Peixoto de Azevedo: EE Kreen Akarope
- Primavera do Leste: EE Alda Gawlinski Scopel
- Sinop: EE Olímpio João Pissibati Guerra e EE Nossa Senhora da Glória
Segundo o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o modelo cívico-militar não altera o conteúdo curricular da rede estadual. A proposta é manter os professores como responsáveis pelo ensino, enquanto militares da reserva atuam nas áreas de organização, disciplina e apoio à gestão escolar.
A contratação desses militares já está em andamento, com a publicação de editais nos 13 polos regionais de educação. Após a votação, o modelo será implantado nas escolas onde houver aprovação, de forma organizada e com suporte técnico da Seduc.
Ainda conforme o secretário, o processo de transição será acompanhado por uma comissão de apoio e incluirá formação específica para diretores, coordenadores, professores, monitores e servidores, assegurando a adequada implantação do novo modelo de gestão.
Atualmente, Mato Grosso possui 87 escolas estaduais funcionando no formato cívico-militar, e a meta da Seduc é alcançar 100 unidades em todo o estado, promovendo maior disciplina e estrutura na rede, que conta com 628 escolas no total.