Rondonópolis já começou a sentir os efeitos da mobilização deflagrada na semana passada pelo presidente do Sanear, Paulo José Correia, com a participação de várias instituições públicas e privadas em relação ao serviço de energia elétrica. Além de iniciar ações gerais, como a troca de cabos e transformadores em vários pontos da cidade, a Energisa MT está implantando mudanças no método de trabalho e prepara um novo plano de investimentos visando atender o crescimento do município.
Entre no grupo do Portal Pedra Preta no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
Uma das prioridades é assegurar atendimento diferenciado às unidades de saneamento básico no município, para evitar a paralisação de serviços causadas por quedas e oscilações no fornecimento de energia. O plano está sendo elaborado em conjunto pelos técnicos da Energisa e do Sanear.
“Pela primeira vez os diretores e técnicos das duas empresas estão dialogando diretamente. Isso é fundamental para resolver definitivamente problemas que há anos vem comprometendo o nosso serviço e causando prejuízos a toda população”, explicou o diretor-presidente do Sanear, Paulo José Correia.
As reuniões, realizadas na terça-feira (24) e nesta sexta-feira (27), foram coordenadas por Paulo José e pelo diretor técnico do Sanear, Hermes Ávila, e também pelo diretor técnico e comercial da Energisa MT, Fabrício Sampaio Medeiros, e pelo gerente de relacionamento da concessionária em Rondonópolis, Cristiano Lima Tomáz. Também participaram engenheiros e chefes de setores das duas instituições.
Entre as ações já definidas destacam-se as seguintes:
*Identificação dos pontos críticos e problemas mais comuns envolvendo o fornecimento de energia para unidades de saneamento básico. A Energisa inclusive já começou a trocar cabeamentos antigos e fazer a poda de árvores nas proximidades destas unidades (elevatórias, poços, reservatórios, estações de tratamento etc.)
* Redução do tempo de resposta nos atendimentos envolvendo queda ou falhas no fornecimento de energia para as unidades do Sanear. A equipe do Sanear repassou a relação de mais de 60 unidades operacionais que, a partir de agora, terão prioridade nos atendimentos em caso de falhas ou quedas de energia.
* Criação de um canal de comunicação exclusivo entre as centrais de monitoramento do Sanear e da Energisa. Haverá um grupo interno com representantes das duas instituições para troca de informações e detalhamento de problemas para agilizar soluções.
* Definição de agenda de encontros técnicos regulares entre as equipes das duas empresas para avaliar e definir ajustes visando melhorar a prestação de serviço aos consumidores.
O presidente do Sanear agradeceu a receptividade da Energisa MT, ponderando que é preciso aguardar o cumprimento das metas e a apresentação do plano de investimentos da concessionária no médio e longo prazo. Ele também ressaltou a importância da participação da sociedade nesse processo.
“Conseguimos unir as entidades que representam o comércio, a indústria, o movimento comunitário, a construção civil e também o Poder Público. Esta junção de forças é inédita e precisa ser mantida para que a gente avance ainda mais. A garantia de energia de forma regular e estável é fundamental para o bem-estar da população e para o desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou.
Além das reuniões técnicas realizadas no Sanear, o prefeito José Carlos do Pátio também liderou um outro encontro na quinta-feira (26), em seu gabinete na Prefeitura de Rondonópolis. Junto com os representantes da sociedade civil, o prefeito disse que está acompanhando de perto as negociações.
“Abrimos o debate e vamos continuar cobrando um serviço melhor. Rondonópolis não pode ter seu desenvolvimento ameaçado por falta de energia elétrica”, disse José Carlos do Pátio.