quinta-feira, 21 novembro 2024

LICENCIAMENTO

Nininho alerta que passagem de ferrovia pelo perímetro urbano de Rondonópolis causará danos econômicos e sociais

Publicidade

A licença do Governo do Estado para a mudança do traçado da ferrovia estadual em Rondonópolis foi tema de uma reunião na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) nesta quarta-feira (13.11). O encontro atendeu a uma convocação requerida pelos deputados estaduais Ondanir Bortolini – Nininho (PSD), Thiago Silva, Sebastião Rezende e Claudio Ferreira.

Entre no grupo do Portal Pedra Preta no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI). 

Nininho defende a suspensão da licença emitida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) que autoriza a empresa Rumo Logística a construir o modal ferroviário através do perímetro urbano de Rondonópolis. O novo traçado atingiria os bairros Maria Amélia, Ana Carla, Vila Olinda, Pedra 90 e Rosa bororo, além da região Salmen, prejudicando cerca de 40 mil moradores.


O projeto original aprovado pela Assembleia Legislativa previa que a ferrovia fosse construída a 30 quilômetros da cidade. No pedido de alteração, a Rumo justifica inúmeras dificuldades para implantar os trilhos no traçado previsto no projeto original, incluindo a construção de uma ponte com 2,2 mil metros de comprimento.


“Com certeza, a mudança do traçado da ferrovia gerará prejuízos sociais e econômicos importantes, e não podemos deixar isso acontecer. Nesta audiência, cobramos da Sema o cancelamento dessa autorização e propomos à secretária Mauren uma reunião com os moradores daquela região de Rondonópolis”, pontua Nininho.

PREJUÍZOS


Segundo o deputado, o crescimento urbano de Rondonópolis acontece no sentido da região do bairro Maria Amélia. “A mudança no traçado da ferrovia vai inviabilizar investimentos imobiliários e provocar danos ao desenvolvimento local. Agora mesmo, diante da insegurança jurídica, investidores estão cancelando a construção de mais de 10 mil moradias populares na região do Maria Amélia”, alerta o deputado.


Nininho lembra ainda que as grandes cidades brasileiras trabalham para retirar os trilhos do perímetro urbano. “Estamos na contramão. A ferrovia nascer dentro da cidade, como pode acontecer em Rondonópolis, é inadmissível. Nós, como representantes do povo, não podemos deixar isso acontecer. Seria muita incompetência da nossa parte”, argumenta.

A secretária Mauren comprometeu-se com os deputados a realizar estudos que resultem em informações e dados mais confiáveis. Também ficou definida a realização de uma reunião de técnicos da Sema com moradores da região Sálmen.


Durante a sessão ordinária desta quarta-feira, os deputados apresentaram um requerimento e um decreto legislativo que suspendem as alterações no licenciamento ambiental da rodovia autorizadas pela Sema. “Temos que encontrar uma alternativa para que a ferrovia não passe por dentro da cidade de Rondonópolis”, diz Nininho.

CONSTRUÇÃO

A construção da Ferrovia Estadual de Mato Grosso, pela empresa Rumo Logística, é um projeto de grande importância para o estado. O traçado terá 740 quilômetros de extensão e ligará os municípios de Rondonópolis, Lucas do Rio Verde e Cuiabá. O investimento previsto é de R$ 11,2 bilhões.

A construção da ferrovia começou em 2022 e está em andamento. A previsão é que a obra seja concluída em 2028. O modal ferroviário vai facilitar o escoamento da produção agrícola e industrial do Estado.

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA!

Publicidade

Artigos Relacionados

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.

Publicidade

+ Notícias

Mãe e filho ficaram feridos após carro invadir preferencial e colidir com a moto

Mãe e filho ficaram feridos após carro invadir preferencial nesta quinta-feira (21), em Rondonópolis-MT. Entre no grupo do Portal Pedra Preta no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI). As vítimas seguiam em uma...

Motociclista fica ferido após colisão com caminhão

Na manhã desta quarta-feira (18), um incidente no bairro Jardim Eldorado, em Rondonópolis-MT, deixou um motociclista de 53 anos ferido após colidir com um caminhão. Entre no grupo do Portal Pedra Preta no WhatsApp e...

Mulher de 33 anos morre em acidente no bairro cidade Salmen

Na manhã deste sábado (07), a comunidade de Rondonópolis-MT foi abalada por um triste acidente que resultou na morte de Valquiely Soares da Silva, uma mulher de 33 anos. O incidente ocorreu no bairro...
Publicidade

Envie sua Denúncia!

Envie em nosso e-mail sua denúncia. Registros de flagrantes, denúncias, textos, fotos, vídeos e áudios.

Siga nossas Redes Sociais

3,921FãsCurtir
1,259SeguidoresSeguir
197InscritosInscrever
- Publicidade-

Últimas Notícias

- Publicidade-