Após a morte da estudante de Mato Grosso Ana Clara Benevides, de 23 anos, durante o show cantora Taylor Swift, no Rio de Janeiro, o Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou uma nova portaria que permite a entrada de água e garrafas de uso pessoal em grandes eventos, além da distribuição gratuita de água.
Entre no grupo do Portal Pedra Preta no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
A portaria de Nº 35, de 18 de novembro de 2023, foi publicada nesta quarta-feira (22), no Diário Oficial da União.
Ana Clara morava em Mato Grosso, onde estudava Psicologia na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) e atuava como estagiária no CMEI Jéssica Adriana Ferreira Lima. Ela viajou para o Rio de Janeiro para assistir ao show da cantora norte-americana, que ocorreu na sexta-feira (17).
Após se sentir mal, a estudante sofreu uma parada cardiorrespiratória durante o show, em um dia marcado pelas altas temperaturas no Rio de Janeiro, além das críticas aos organizadores do evento, que impediram a entrada de garrafas d’água no local. A jovem chegou a ser socorrida e encaminhada a uma unidade de saúde, mas após uma segunda parada cardiorrespiratória, não resistiu.
A medida do Ministério da Justiça estabelece ainda que, a partir de agora, os organizadores de eventos devem disponibilizar bebedouros ou realizar distribuição de embalagens com água adequada para consumo, sem custos adicionais ao consumidor.
Os bebedouros ou “ilhas de hidratação” devem estar dispostos em regiões estratégicas do local evento a fim de facilitar o acesso pelos consumidores.
A fiscalização deverá ser realizada pelos órgãos competentes, tanto estaduais como municipais. Deve haver ainda a fiscalização dos preços da água mineral comercializada, o que não exclui obrigação de bebedouros.