A partir desta segunda-feira (16.10), as ligações para solicitar atendimento da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) nas ocorrências da região metropolitana de Cuiabá serão atendidas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). A conexão traz agilidade, otimizando o tempo-resposta à população.
“Uma integração das forças de segurança permite que o atendimento ao cidadão seja feito de forma mais ágil, com mais eficiência. Por isso, a chegada da Politec ao Ciosp é grande valia e representará ganhos significativos para a população”, afirmou o secretário de Segurança Pública, coronel PM César Roveri.
Entre no grupo do Portal Pedra Preta no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
O diretor-geral da Politec, Rubens Okada, enfatizou que a integração trará celeridade aos atendimentos de criminalística e medicina legal.
“Essa integração é importante para cumprir o que o governador Mauro Mendes sempre determina para a gente, que é entregar eficiência. A integração de atendimentos na região metropolitana com certeza irá melhorar o tempo-resposta e o principal ganho que a Politec vai ter é de disparar as equipes corretamente e em tempo hábil”, afirmou.
Para o superintendente do Ciosp, delegado Cláudio Alvarez Sant’Ana, todas instituições da Segurança Pública e, principalmente, o cidadão, irão ganhar com inserção da Politec ao centro de operações.
“A partir do momento que eu tenho instituições trabalhando lado a lado, o atendimento de uma ocorrência é mais simples. Tínhamos problemas com homicídios, despachava e chamava o perito, mas não chamava o rabecão, às vezes chamava o rabecão e não chamava o perito. Agora estamos lado a lado com a Politec na sala de operações. Chegou uma ligação para a Polícia Civil e Militar, a Politec já está ao lado e sabe o que está acontecendo. A tendência é que todos ganhem com isso, principalmente, a população que está na ponta”, explicou.
“Vamos reduzir o tempo-resposta no atendimento de ocorrências. Esse é o principal objetivo com a vinda da Politec ao centro de operações. Antes poderia demorar horas e com ruídos no atendimento, hoje serão alguns minutos. A nossa intenção é fazer o atendimento chegar a população em menor tempo possível. Para isso, integramos sempre as operações do Ciosp. Esse é nossa vontade”, acrescentou o superintendente.
Por Fabiana Mendes e Alecy Alves | Sesp