quinta-feira, 21 novembro 2024

Governador Mauro Mendes sanciona projeto de Nininho que institui Dia da Agricultura Irrigada em Mato Grosso

Publicidade

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, sancionou o projeto de lei que institui o Dia da Agricultura Irrigada no estado. A data, criada a partir de um projeto de lei de autoria do deputado estadual Ondanir Bortolini – Nininho (PSD), será celebrada anualmente no dia 15 de junho e passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso.

Entre no grupo do  Portal Pedra Preta no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

A iniciativa de Nininho quer promover o debate sobre a importância da agricultura irrigada e incentivar investimentos para o crescimento do setor no estado, que tem um dos maiores potenciais hídricos do Brasil. Atualmente, Mato Grosso possui cerca de 180 mil hectares de áreas irrigadas, representando apenas 1% da área total cultivada.

O deputado Nininho, porém, destaca que o estado tem capacidade de expandir essa área para até quatro milhões de hectares. “Mato Grosso é riquíssimo em água, mas enfrenta dificuldades para licenciar pivôs. Quero fazer um trabalho, mostrar o porquê outros estados conseguem ampliar suas áreas irrigadas e aqui não”, argumenta Nininho.

Ele destaca que a criação de uma data específica para o tema irá incentivar discussões sobre regulamentação, sustentabilidade e inovação tecnológica no setor.

EXPANSÃO AGRÍCOLA

A agricultura irrigada é uma prática que permite a produção de safras mais estáveis e o aumento da produtividade, mesmo em períodos de estiagem. Em estados como Bahia, Piauí e Tocantins, áreas irrigadas garantem até três colheitas ao ano, algo que, segundo Nininho, poderia ser replicado em Mato Grosso com o incentivo correto.

“A agricultura irrigada garante maior produtividade e safras mais estáveis, mesmo em períodos de seca. Isso possibilita uma terceira safra anual de soja, por exemplo, o que gera impacto econômico direto com mais empregos, renda e contribuição significativa para o PIB do estado”, ressalta o parlamentar.

TECNOLOGIA

Outro ponto defendido por Nininho é o papel da irrigação no avanço de tecnologias agrícolas. Segundo ele, a data instituída também deve servir para incentivar o desenvolvimento de soluções tecnológicas para o campo, como sistemas de irrigação de precisão e monitoramento de culturas, que tornam a produção mais eficiente e sustentável. “A irrigação pode colocar Mato Grosso na vanguarda da produção agrícola, utilizando tecnologias de ponta e aproveitando nosso vasto potencial hídrico”, afirma o deputado.
Com a sanção da lei, Mato Grosso se alinha a estados como Minas Gerais e Goiás, que já investem em grandes áreas irrigadas, buscando maximizar o uso sustentável de seus recursos naturais e aumentar a competitividade no mercado agrícola.

ECONOMIA MAIS FORTE

Nininho conclui que a criação do Dia da Agricultura Irrigada não se limita a uma data comemorativa, mas representa um compromisso com o desenvolvimento e a valorização da agricultura no estado. “Essa iniciativa pode beneficiar tanto os agricultores quanto a população em geral, promovendo o fortalecimento da economia de Mato Grosso”, finaliza o deputado.
A lei do Dia da Agricultura Irrigada em Mato Grosso foi publicada na edição de 20 de setembro do Diário Oficial do Estado.

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA!

Publicidade

Artigos Relacionados

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.

Publicidade

+ Notícias

Assita ao vídeo; Aeronave explode, piloto e trabalhador morrem em MT

Um avião explodiu após um problema na decolagem na tarde desta quarta-feira (04) em um dos hangares do aeroporto da empresa Bom Futuro, em Cuiabá. O piloto não conseguiu sair a tempo e morreu...

Mato Grosso começa a receber seleção brasileira de futebol para partida na Arena Pantanal

Depois de 21 anos a Seleção Brasileira de futebol volta a jogar em Mato Grosso, e desta vez, em uma partida oficial. A comissão técnica do Brasil começou a chegar na noite deste domingo...

Comerciantes e pescadores profissionais devem declarar estoque até quarta-feira (04)

Pescadores profissionais e estabelecimentos comerciais tem até a quarta-feira (04.10) para declarar o estoque de peixes de rio, iscas vivas e peixes ornamentais que poderão ser armazenados e comercializados durante o período de defeso...
Publicidade

Envie sua Denúncia!

Envie em nosso e-mail sua denúncia. Registros de flagrantes, denúncias, textos, fotos, vídeos e áudios.

Siga nossas Redes Sociais

3,921FãsCurtir
1,259SeguidoresSeguir
197InscritosInscrever
- Publicidade-

Últimas Notícias

- Publicidade-