Entre os dias 3 e 16 de novembro, o secretário adjunto de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Celso Banazeski, integrará a “Missão Técnica Internacional Ásia – China e Índia”, liderada pelo governador Mauro Mendes. A comitiva de Mato Grosso, composta por representantes do governo e setores da indústria e produção, buscará novas oportunidades de negócios e cooperação entre o Estado e os países.
Entre no grupo do Portal Pedra Preta no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
Em território chinês, o objetivo é promover a produção sustentável de soja e milho do Estado, buscar a abertura do mercado de gergelim e feijão, além de habilitar novas plantas frigoríficas suínas. A comitiva também participará da China Internacional Import Expo (CIIE), feira comercial voltada para a importação do mundo.
A Índia também é um destino importante para a missão. A proposta é de uma visita de prospecção. Serão promovidas reuniões com representantes de governo e empresariais, além de visitas técnicas. Também está prevista a participação da delegação na Índia International Trade Fair (IITF).
“O governo de Mato Grosso atuará para abrir as portas para que empresas e produtores de Mato Grosso tenham a oportunidade de expandir seus negócios e, com isso, gerar renda e emprego no Estado”, informa Celso Banazeski.
A missão mostrará para a China e a Índia que Mato Grosso é um grande produtor de alimentos e que preserva 62% de seu território. “Assim, pretendemos atrair mais projetos e investimentos internacionais para nosso Estado”, acrescenta o secretário.
OPORTUNIDADES PARA MATO GROSSO
Banazeski lembra que a China é o principal comprador de commodities de Mato Grosso, respondendo por mais de 60% das aquisições. Até setembro, a gigante asiática importou 15,88 milhões de toneladas de soja do estado, que exportou ao mercado internacional 26,49 milhões de toneladas no mesmo período.
Além da soja, Mato Grosso também enviou para a China 3,9 milhões de toneladas de milho, 123,94 mil toneladas de pluma de algodão e 240 mil toneladas de carne bovina em equivalente de carcaça (TEC).
“A abertura de novos mercados para produtos mato-grossenses pode gerar mais oportunidades de negócios e investimentos para o estado, gerando renda e emprego para a nossa população”, avalia o secretário adjunto de Desenvolvimento Regional.
Celso Banazeski espera que a missão comercial seja um sucesso e que traga resultados positivos para Mato Grosso. “Estamos confiantes de que essa missão será um sucesso e que trará resultados positivos. Queremos fortalecer o comércio entre nosso estado e os dois gigantes asiáticos, China e Índia”, reforça.
A “Missão Técnica Internacional Ásia– China e Índia” é um esforço conjunto do Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (SEBRAE/MT) e da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT).
CRONOGRAMA DA MISSÃO COMERCIAL
– 3 a 5 de novembro: Shanghai, China
– 6 a 8 de novembro: Haikou, China
– 9 a 10 de novembro: Shenzhen, China
– 11 a 16 de novembro: Nova Delhi, Índia