A presença da Defensoria Pública nas cidades desempenha um papel crucial na garantia do acesso à justiça e na promoção da igualdade social. Em Mato Grosso, essa realidade tem se materializado com o esforço e a persistência de líderes políticos locais, como o vereador Clayton Ferreira (DC), em Pedra Preta.
Entre no grupo do Portal Pedra Preta no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
Ao longo do seu mandato, o vereador Clayton Ferreira dedicou parte de suas energias à busca pela implantação da Defensoria Pública em Pedra Preta. Em 2021, em uma reunião com o então Ouvidor Geral, Cristiano Nogueira, o vereador protocolou documentos e destacou a necessidade premente de contar com uma sede da Defensoria Pública na cidade.
A partir desse encontro, o vereador Clayton manteve-se ativo no acompanhamento do processo, mantendo diálogo constante com a equipe da Ouvidoria e líderes políticos em Cuiabá. Em 2023, a Ouvidoria atendeu ao pedido do parlamentar e enviou o Ouvidor Getúlio Ribeiro para uma visita à cidade, que inclui instituições como Procon e Lar dos Idosos.
O parlamentar compartilhou sua visão sobre a chegada da Defensoria Pública à cidade, enfatizando o impacto positivo que essa conquista trará para a população. “A vinda da Defensoria Pública irá ajudar muita gente, principalmente aquelas pessoas que não possuem condições de arcar com um advogado em situações que é necessária uma assistência jurídica. Estou feliz com essa conquista para nossa cidade, existiam mais frentes políticas que também trabalharam para a vinda da Defensoria pra cá, e no final quem ganha é a população”.
A previsão é que, a partir de janeiro de 2024, Pedra Preta comece a contar com os serviços da Defensoria Pública. Já foi nomeado um Defensor para o município, e agora as atenções se voltam para a busca de um espaço físico adequado para oferecer atendimento à população, garantindo assim o acesso à justiça e fortalecendo os pilares da cidadania em Pedra Preta, Mato Grosso.