sexta-feira, 22 novembro 2024

MATO GROSSO

Sema-MT publica normativa que aprimora monitoramento da exploração florestal

Publicidade

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) publicou, no Diário Oficial desta quinta-feira (21.09), uma nova normativa que aprimora o monitoramento dos planos de manejo florestal e supressões de vegetação em Mato Grosso, coibindo a possibilidade de fraude em processos ambientais. 

Entre no grupo do Portal Pedra Preta no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

Os novos procedimentos adotados pela Sema, por meio da Instrução Normativa nº 6/2023, também aperfeiçoam os mecanismos de controle, com o detalhamento de regras a serem seguidas em todas as etapas do licenciamento, coibindo qualquer possibilidade de fraude em processos. 

“Desde 2019 estamos implementando sucessivas melhorias na gestão florestal com o objetivo de aumentar a eficiência e o monitoramento ambiental. Implantamos o Sisflora 2.0 com a cadeia de custódia e rastreabilidade da madeira e, até o primeiro semestre de 2024, teremos o novo SIGA Gestão Florestal, que substituirá o atual Simlam, com uso de tecnologia para controle da gestão florestal de Mato Grosso”, destaca a secretária  de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti.

As principais mudanças trazidas são novos procedimentos para o controle efetivo das árvores exploradas e sua localização na floresta após o desdobro, por meio do rastreamento e monitoramento ambiental dos projetos de manejo aprovados. 

A medida é necessária para aumentar a fiscalizar de toda a cadeia de custódia, após a implementação da rastreabilidade  efetiva da madeira em Mato Grosso com o novo Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (Sisflora 2.0), implantado em abril deste ano. 

A Instrução Normativa detalha o procedimento adotado para mudança de detentor de manejo e quais regras precisam ser atendidas para que a mudança ocorra, além de prever as ocasiões em que há suspensão e cancelamento do Plano de Manejo. 

Outra mudança é a exigência clara da realização de “romaneio”, termo que define planilha feita em Campo com o número da árvore, o número da secção da árvore com as medidas de diâmetro e o comprimento, e o volume real que é informado no Sisflora 2.0. A partir dele, é gerado um código de rastreio fixado em cada tora de madeira para identificação. O QR Code pode ser lido pelo celular e mostra no mapa na hora a localização de onde foi feita a colheita da madeira para posterior fiscalização ambiental. 

Mato Grosso foi o primeiro estado a ter 100% do produto florestal com rastreabilidade, o que é necessário para que o setor florestal possa atestar que a retirada da madeira foi feita de forma legal, e acessar os mercados mais exigentes, inclusive para exportação. O manejo florestal pe a colheita de madeira preservando a floresta em pé e a supressão vegetal é o desmatamento autorizado de acordo com a legislação ambiental. 

FonteSECOM

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA!

Publicidade

Artigos Relacionados

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.

Publicidade

+ Notícias

Assita ao vídeo; Aeronave explode, piloto e trabalhador morrem em MT

Um avião explodiu após um problema na decolagem na tarde desta quarta-feira (04) em um dos hangares do aeroporto da empresa Bom Futuro, em Cuiabá. O piloto não conseguiu sair a tempo e morreu...

Mato Grosso começa a receber seleção brasileira de futebol para partida na Arena Pantanal

Depois de 21 anos a Seleção Brasileira de futebol volta a jogar em Mato Grosso, e desta vez, em uma partida oficial. A comissão técnica do Brasil começou a chegar na noite deste domingo...

Comerciantes e pescadores profissionais devem declarar estoque até quarta-feira (04)

Pescadores profissionais e estabelecimentos comerciais tem até a quarta-feira (04.10) para declarar o estoque de peixes de rio, iscas vivas e peixes ornamentais que poderão ser armazenados e comercializados durante o período de defeso...
Publicidade

Envie sua Denúncia!

Envie em nosso e-mail sua denúncia. Registros de flagrantes, denúncias, textos, fotos, vídeos e áudios.

Siga nossas Redes Sociais

3,921FãsCurtir
1,259SeguidoresSeguir
197InscritosInscrever
- Publicidade-

Últimas Notícias

- Publicidade-