Em recente entrevista para a Rádio Cultura FM, de Cuiabá, no programa do jornalista Antero Paes de Barros, o vice-prefeito de Rondonópolis, Aylon Arruda (PSD) garantiu aos ouvintes que já encomendou estudos para viabilidade do transporte coletivo de graça para os trabalhadores.
Entre no grupo do Portal Pedra Preta no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
O novo presidente do PSD local pontua que o projeto impacta diretamente na vida de pelo menos 40 mil pessoas. “O trabalhador tem que ter ônibus de graça. Se a pessoa deixar de gastar R$ 5,00 por dia na passagem ele terá um incremento no salário de até 20%. Esse dinheiro economizado vai para onde? Para o comércio local! Essa medida ajuda na melhoria da qualidade de vida do cidadão e ainda fortalece a economia da cidade e estimula o empresário a investir em mais contratações”, lembra.
Aylon também destacou que menos veículos, circulando diariamente pelas ruas de Rondonópolis, representa uma queda drástica nos acidentes de trânsito da cidade e ainda reduz os gastos hospitalares com pacientes vítimas de traumas provocados por colisões. “Quando colocamos essa conta no papel é possível enxergar que esse nosso planejamento é investimento, não é gasto. Estamos investindo na preservação da saúde do trabalhador, propondo redução nos gastos com saúde e ainda contribuindo com a mobilidade urbana da cidade. Os estudos estão em curso e com toda certeza vamos tirar esse projeto do papel e colocá-lo nas ruas da minha Rondonópolis. A cidade de Caucaia, no Ceará, por exemplo, tem 355 mil habitantes e implantou tarifa zero em 2018, hoje colhe resultados positivos”, garante.
O pré-candidato a prefeito de Rondonópolis já agendou visitas técnicas em algumas cidades que já implantaram o transporte gratuito. “Vamos buscar informações desses municípios e o quanto isso impactou positivamente na cidade da população. Vamos visitar cidades de norte a sul do país e voltar com muitas novidades na bagagem”, completa.
Atualmente 96 cidades brasileiras já implantaram a tarifa zero no transporte coletivo. Deste montante apenas 9 já possuem população acima dos 200 mil habitantes. No Centro-Oeste brasileiro os municípios com transporte de graça são: Aruanã-GO, Anicuns-GO, Costa Rica-MS e Goiás-GO. Os dados são da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos.
Segundo dados do IBGE, Rondonópolis possui a segunda maior frota de veículos do Estado. São quase 208 mil veículos circulando por ruas e avenidas. Destes 81.649 são de motos e motonetas e outros 90 mil são de carros e caminhonetes. Os veículos citados representam mais de 90% dos registros de acidentes de trânsito diários na cidade.